Nossos serviços contemplam:
• Elaboração e execução de projetos de eficiência energética;
• Análise de viabilidade técnico-econômica de projetos;
• Determinação de consumo específico de compressores de ar;
• Medições elétricas;
• Medição de vazão de fluidos (líquidos e gases);
• Laudos técnicos para crédito de ICMS da fatura de energia elétrica;
• Detecção e quantificação de vazamentos em tubulações industriais;
• Detecção de falhas mecânicas e elétricas por ultrassom;
• Laudos de SPDA.
A Acxxus possui larga experiência na elaboração e execução desse tipo de trabalho na área de força motriz, tendo aprovado diversos projetos nas concessionárias estaduais do Paraná e Santa Catarina.
Atualmente, através da Lei no 9.991, de 24 de julho de 2000, as empresas concessionárias de distribuição de energia elétrica, devem aplicar anualmente, 0,5% de sua receita operacional líquida anual em Programas de Eficiência Energética, através de projetos executados em instalações de consumidores finais.
Na maioria dos estados brasileiros, essa aplicação de recursos por parte das concessionárias se dá através da realização de processos de Chamada Pública para seleção de projetos de eficiência energética no uso final da energia elétrica.
O resultado final da Chamada Pública é a escolha dos melhores projetos apresentados para a concessionária sob a ótica da inovação e amplitude dos resultados dos sistemas energéticos eficientizados. É através desse processo que a concessionária define os projetos que terão suas ações implementadas e financiadas através dos recursos disponibilizados.
O montante de recursos disponibilizados pelos processos de Chamada Pública para a execução de projetos de eficiência energética no setor industrial é variável de acordo com o Estado e também muda a cada ano em função da receita da concessionária.
O fato é que os consumidores que tiverem seus projetos aprovados e classificados, recebem os recursos para sua implementação em suas diversas rubricas: diagnóstico energético, materiais e equipamentos, mão de obra, medições de grandezas elétricas, descarte de materiais e outros.
É importante salientar que por determinação da ANEEL, os projetos de eficiência energética de consumidores com fins lucrativos são executados mediante a celebração de contrato de desempenho com as concessionárias, de maneira que os recursos retornem posteriormente às mesmas. Também é possível, caso seja do interesse da empresa, que a execução dos projetos tenha uma determinada contrapartida de recursos próprios.
Para as empresas, além da economia de energia a ser alcançada com os projetos, a grande vantagem em participar desse processo, é a obtenção de recursos financeiros para a execução de modernização e atualização tecnológica, sem necessidade de previsão orçamentária específica.
Outra questão é que os recursos a serem liberados pela concessionária serão pagos ao longo do tempo (contados a partir da finalização do projeto) com os valores da economia de energia que o projeto proporcionará. Após a quitação desses recursos junto à concessionária, todo o benefício da economia se reverte ao aumento da competitividade da empresa.
Realização de medições ultrassônicas de vazão de gases e líquidos através da utilização de equipamento não intrusivo à tubulação (instalado na parte externa).
Faixas de diâmetros de tubulações que podem ter a vazão medida:
• Líquidos: diâmetros internos de 25 mm a 3.600 mm
Pressão mínima: acima atmosférica
• Gases: diâmetros internos de 40 a 90 mm com espessura de 2 a 5 mm
Pressão mínima: 5 bar p/ diâm. < 60 mm
Pressão mín.: 10 bar p/ diâm. > 60 mm
Pressão mínima tubulação de plástico: 1 bar
O equipamento utilizado é:
• Medidor Ultrassônico de Vazão de Fluidos
Identificação e quantificação de vazamentos de ar comprimido e/ou gases industriais em linhas de baixa, média e alta pressão.
Aplicações:
• Redes de gases industriais e ar comprimido
• Equipamentos industriais tais como condensadores, evaporadores e trocadores de calor
• Detecção de falhas e vazamentos internos de purgadores
• Verificação de estanqueidade em válvulas manuais e de controle
O trabalho consiste na emissão de um relatório (digital e impresso) com as seguintes informações:
• Listagem de todos os pontos de vazamentos devidamente identificados com no mínimo 02 fotos (uma de forma abrangente e outra de detalhe). Todos os pontos com vazamento são devidamente identificados no local com etiquetagem de numeração sequencial e ininterrupta;
• Indicação do volume do vazamento por ponto identificado;
• Resumo geral do volume de vazamentos por setor ou localidade;
• Guia de ART dos serviços;
Os equipamentos utilizados são:
Leakshooter LKS 1000 – Detector Ultrassônico de Vazamento
Em linhas pressurizadas o vazamento é detectado e localizado pelo ruído gerado no ponto de vazamento; é medido, fotografado e numerado com o equipamento de medição.
Medidor Ultrassônico Ultraprobe 10000
Em linhas pressurizadas o vazamento é detectado pelo ruído gerado no ponto de vazamento provocado pela fuga do ar e posteriormente o ponto é fotografado com auxílio de câmera digital. Em linhas despressurizadas o vazamento é detectado pelo som emitido por dispositivo gerador de tom que é conectado na linha de ar comprimido despressurizada.
Medições para detecção de defeitos elétricos tais como efeito corona, tracking e arco (em fase inicial) que por muitas vezes não aparecem nas inspeções por infravermelho, podem ser facilmente detectados por ultrassom.
Aplicações:
• Detecção de defeitos elétricos em cubículos de média tensão
• Detecção de defeitos elétricos em painéis de média tensão
• Detecção de defeitos em equipamentos elétricos
O equipamento utilizado é:
Medidor Ultrassônico Ultraprobe 10000
Com o Ultraprobe 10000 é possível observar, detectar e gravar o som específico de cada tipo de defeito. Posteriormente, através de um software de análise de espectro de ultrassom, é elaborado um relatório com o diagnóstico da situação.
Medição de vazão de ar e gases em pressões de até 2000 mbar (equipamento intrusivo à tubulação) com alto grau de precisão (até 0,5%) em tubulações com diâmetros que podem variar de 20 mm até 1000 mm e temperaturas variando de -200ª 1300°C.
Aplicações:
• Medição de vazões de gases e ar
• Medição de vazões de sopradores de ar em baixa pressão
• Medição de vazões de ventiladores e exaustores
O equipamento utilizado é:
Medição de Vazão por diferencial de pressão
Ao teor do art. 33, inciso II, da Lei Complementar nº 87/1996, com a redação dada pela Lei Complementar nº 102/2000, a entrada de energia elétrica no estabelecimento, somente dará direito a crédito quando for objeto de operação de saída da mesma (energia elétrica) ou quando for consumida no processo de industrialização, salvo aquelas submetidas a isenção ou não incidência (§ 2º, II, art. 155, Constituição Federal de 1988), exclusive a de exportação.
Neste sentido, as empresas que desejam escriturar o crédito do ICMS sobre o fornecimento de energia elétrica, devem, por imperativo legal, quantificar o emprego do mencionado insumo no processo produtivo.
Essa quantificação da energia elétrica utilizada em um processo produtivo se dá através da confecção de um laudo técnico, elaborado a partir de levantamentos e medições de campo, que permite segregar a energia utilizada exclusivamente na produção (que admite o crédito) das demais. A falta de um laudo técnico para escrituração do crédito do ICMS pode refletir em multa e estorno do imposto.
A ACXXUS elabora o laudo técnico de forma detalhada e de fácil interpretação, permitindo às empresas a correta escrituração do crédito ICMS.
Esse laudo consiste em verificações e medições realizadas no sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) e também no sistema de aterramento elétrico. O seu objetivo é verificar a conformidade com a norma técnica brasileira NBR-5419 – Proteção Contra Descargas Atmosféricas.